Seminário Maria Mater Ecclesiae
Que profundidade espiritual alcançou Santa Teresa de Jesus, a tal ponto de expressar em poucas palavras, uma grande realidade que todos os homens almejam: a Paz. Certamente a paz que o mundo oferece não é a mesma de Cristo, pois esta é uma paz que exclui os problemas e a de Cristo vem acompanhada da Cruz, não exclui as dificuldades, os problemas cotidianos da vida. A paz que vem de Deus é a experiência de seu amor eterno e misericordioso. Vamos meditar cada frase desta máxima de Santa Teresa em forma de diálogo com Deus, nosso Bom Pai.
Nada te perturbe,
Senhor, meu Pai e meu amigo, tu me criaste para viver junto de ti em paz contigo e com todos os que estão ao meu redor; é verdade que as ações deste mundo têm tirado minha paz, me tem feito ter medo de tudo. Agora eu me lanço em teus braços numa atitude de abandono e poder escutar do teu coração paternal: Nada te perturbe pois eu estou contigo todos os dias, todos os momentos e todos os acontecimentos. Que nada me perturbe meu amado Pai e nada me afaste do teu olhar misericordioso.
Nada te espante,
O espanto algumas vezes me quer levar para outros caminhos, meu Senhor. O espanto é assustador e me faz afastar-me da verdadeira felicidade, que estar junto do teu coração de Pai. Desejo hoje e sempre não me afastar da tua presença paciente e rica de amor e bondade. Que cada dia e cada noite eu escute de ti: Nada te espante, pois eu estou aqui para te defender de todos os perigos e de todos os assombros do mal. Creio profundamente na tua presença protetora, que sempre me defenderá de todas as ciladas do inimigo da minha alma. Porque me espantar se Tu estás comigo, tranquiliza-te oh minha pobre alma, pois o Senhor está ao teu lado.
Tudo passa,
Senhor, tudo nesta vida passa, menos a tua palavra e o teu amor por mim que sou teu pequeno filho. As coisas desta vida, a vaidade, a moda e até mesmo as pessoas passam, mas o teu amor misericordioso nunca passará, pois é imutável e as coisas são mutáveis. Tu meu Pai não está limitado a nada nesta terra. Dai-me meu Pai a graça da compreensão de que não vale a pena depositar minha confiança naquilo que passa, mas somente em Ti que é o eterno e imutável. Perdoa-me meu amabilíssimo Pai por todas as vezes que acreditei nas coisas e nas pessoas, mais quem em Ti, perdão pela minha falta de confiança, agora quero crer que tudo passa.
Deus não muda,
Que alegria ao meu coração em saber que Tu Senhor não muda, e que Tu és como Jesus transmitiu: rico em misericórdia. Que alegria saber que teus mandamentos são eternos e que só tendem a minha santificação e salvação. Ó meu boníssimo Pai, inflamai meu coração desta certeza da tua imutabilidade, da tua onipresença e da tua onipotência. Reconheço que tantas e tantas vezes tenho sido inconstante diante do teu amor, tão infiel e tão frágil, mas Tu eu sempre o senti tão fiel, tão verdadeiro, tão misericordioso e tão bom; dai-me Senhor esta permanência no amor, a fidelidade que nunca muda para que eu não vacile na fé no teu aconchego paternal.
A paciência tudo alcança;
Oh paciência bendita que Jesus tanto amou na sua Paixão, oh virtude dos santos, oh escola de santidade. A paciência significa: ciência do sofrimento. Meu Pai quem teve mais paciência comigo do que Tu, quando cai, quando me afastei de Ti como a ovelha foge do seu pastor. Quem teve mais paciência nesta terra com a miséria humana do que Tu, meu misericordioso Pai; como é grande tua paciência comigo. Se não fosse tua paciência eu já estaria perdido e afastado completamente do teu coração. Dai-me a graça de ser paciente para alcançar de Ti e para compreender tua divina vontade, dai-me paciência comigo mesmo e com todas as realidade que a vida me prepara, dai-me paciência na dor e nas cruzes que Tu me enviares. Senhor fazei-me paciente para alcançar a Ti.
Quem a Deus tem nada falta:
Muitas vezes tenho andando a busca de sentido para minha existência, buscava na coisas, em mim mesmo, nas instituições e na pessoas, isso só me deu vazio; mas creio que um dia te encontrei dentro de mim mesmo. Tu habitas o meu coração e é isso que dar sentido a minha existência, é a tua presença amorosa, porque Tu és amor. Nada nesta vida pode me faltar se tenho a Ti, nada pode me fazer vacilar porque Tu és o porto seguro onde posso encontrar força para me sustentar. Ter a Ti é superior a ter qualquer coisa deste mundo, tu és superior a tudo o que tu criaste, por isso escolher a Ti é ter tudo para nada faltar. Nada me falta Senhor, pois Tu estás comigo e em mim.
Só Deus basta.
Deus do meu coração, misericórdia sem fim, bondade infinita, paciência eterna, Tu me basta porque Tu és tudo e se tenho a Ti tenho tudo para ser feliz e ser santo. Selai em meu coração mutável este profundo desejo de gritar para o mundo que só Tu me basta, que só Tu és o caminho a verdade e a vida. És o meu criador e somente a Ti devo amar, adorar, glorificar e louvar. Que minha alma exclame sem hesitação nenhuma: Só Deus basta! Porque como dizia São Francisco de Sales: “Que a Deus não basta, nada basta”. Tu me basta!
JHS
Nenhum comentário:
Postar um comentário