sábado, 8 de setembro de 2012

AMIZADE ESPIRITUAL

São Vicente de Paulo e São Francisco de Sales

A igreja é uma comunidade espiritual. A comunidade espiritual é um mistério divino. Sua edificação não depende de programas; de passos-a-passos ou de livros do tipo “como fazer”. Não!!!
O nascimento de uma comunidade espiritual ou de fé é obra exclusiva do Senhor Jesus Cristo. Em Mt 16:18 Jesus diz ao apóstolo Pedro:
“…edificarei a minha igreja…”
Logo, viver em comunidade espiritual é um milagre da graça de Deus. Contudo, uma coisa que devemos ter em mente é que, mesmo sendo um mistério de Deus na sua edificação, a comunidade espiritual é caracterizada por algo muito especial.
Conforme o texto de João 15:15 o mistério da comunidade espiritual se dá em meio ao mistério da amizade de Jesus com seu povo. Ele mesmo disse :
“…eu vos chamo amigos…”
Contudo, como se dá esta amizade de Jesus com seu povo dentro do contexto de comunidade espiritual (de fé – igreja)? Na comunidade a amizade de Jesus se dá através da amizade espiritual com os irmãos.
Assim, podemos dizer que o que caracteriza uma comunidade espiritual é a presença de amigos espirituais ou amigos da alma. E a grande verdade é que TODOS PRECISAM DE AMIGOS ESPIRITUAIS. Eu preciso, você precisa. Nós precisamos!
Viver em comunidade evoca algumas realidades como segurança, aceitação, companheirismo etc. E somente num ambiente de amizades espirituais é que estas coisas são possíveis.
Mas, agora é necessário nos perguntarmos: o que caracteriza uma amizade espiritual ou um amigo da alma? Nós veremos que é algo bem diferente do que temos encontrado nas igrejas hoje.
 Primeiramente…
 UM AMIGO ESPIRITUAL É UM COMPANHEIRO DE JORNADA:
É alguém que caminha com a gente. Alguém que está ao nosso lado, indo junto conosco seja para dentro da fornalha ardente ou para o monte da transfiguração.
E eu acredito, que é isso que  devemos encontrar na igreja: companheiros e companheiras de travessia no deserto, mas também, de escalada no monte.
Não resta dúvidas que o deserto é muito mais fácil de ser atravessado quando em companhia de outros. Deserto é lugar de peregrinação comunitária.
Com certeza, a igreja deveria ser o último lugar em que alguém se sentisse sozinho. Verdadeiramente, amigos e amigas espirituais são companheiros de jornada. Pois, a vida cristã é uma jornada rumo a Deus.
Em segundo lugar…
UM AMIGO ESPIRITUAL É UM BOM OUVINTE:
Um amigo espiritual está pronto a nos ouvir. Ah! E como nós precisamos desesperadamente de quem nos ouça. Às vezes parece que a gente não vai agüentar e vai explodir de tanta pressão. Não é verdade?
O amigo espiritual recebe o nosso pedido: “rapaz, eu já não agüento mais! Eu preciso desabafar com você.” Ao que ele nos responde: “Pode falar, estou te escutando”.
Acredito que a igreja deve ser composta por pessoas que obedeçam a Tg 1:19:
 “…todo homem deve estar pronto a ouvir; ser tardio para falar e tardio para se irar”.
A grande verdadeé que muitas vezes a gente não está precisando de respostas, mas de um ouvido que nos ouça.
E amigos espirituais param tudo para nos ouvir: nosso choro; nosso lamento; nossas crises; nossas dúvidas e até mesmo as nossas besteiras e infantilidades. Por que não!? Amigos espirituais levam o pacote todo.
 Por último…
UM AMIGO ESPIRITUAL É ALGUÉM QUE DIVIDE O FARDO CONOSCO:
Você já teve a sensação de que alguém estava tentando concertar você? Acredito que não há nada mais frustrante do que isso.
E infelizmente isso acontece demais nas igrejas. Por exemplo: um irmão procura um outro irmão para desabafar seja o que for. De repente este outro irmão abre a Bíblia e desfere um mini sermão: “Está escrito isso e isso… e se você fizer isso e isso e isso…com certeza as coisas vão mudar”.
Que tragédia amados quando isso acontece. As pessoas vão á procura de um amigo espiritual e o que encontram é um “especialista em concertar a vida dos outros á luz da Bíblia”.
Não resta dúvidas,  as igrejas não precisam de especialistas. Nós estamos sedentos por amizades espirituais que cumpram o simples mandamento apostólico que nos exorta:
 “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram”(Rm 12:15).
Às vezes a única coisa que a gente está precisando é de alguém que, depois de nos ouvir, em silêncio nos abrace e chore conosco, dividindo assim o fardo que tanto nos oprime.
Que na igreja não tenhamos especialistas que tentam concertar nossa vida. Não! Que a igreja de Cristo seja uma comunidade formada de amigos espirituais que levam a carga uns dos outros
***
Que esta amizade espiritual comece pelos pastores; que eles possam ser amigos da alma de cada uma de suas ovelhas.
E que elas sejam de seus pastores. E que sejam também umas das outras. E que o Senhor abençoe Sua noiva neste propósito.