Onde apascentas, ó bom pastor, que carregas nos ombros todo o
rebanho? (pois uma é a ovelha, a natureza humana que puseste sobre os ombros).
Mostra-me o lugar da quietude, leva-me à erva boa e nutritiva, chama-me pelo
nome, e assim, eu que sou ovelha, ouvirei tua voz; e por causa de tua voz,
dá-me a vida eterna. Mostra-me a mim o amado de minha alma (Ct 1,6 Vulg.).
Chamo-te com esta expressão, porque teu nome supera todo outro nome
e todo entendimento e nem a natureza racional toda inteira pode dizê-lo ou
compreendê-lo. Por isto teu nome, pelo qual se conhece tua bondade, é o
bem-querer de minha alma para contigo. Como não te amara a ti que amaste minha
alma, embora ainda manchada, a tal ponto que deste a vida pelas ovelhas que
apascentas? Impossível imaginar maior amor que o trocar tua vida por minha
salvação.
Ensina-me onde apascentas (cf. Ct 1,7).
Encontrando o campo saudável, tomarei o alimento celeste; porque quem dele não
se nutre pode entrar na vida eterna. Correrei à fonte, beberei da água divina
que tu proporcionas aos sedentos. Igual à fonte, deixas correr água
de teu lado, veio aberto pela lança; para quem beber, ela se tornará fonte de água a jorrar para a vida
eterna (Jo 4,14).
Se me apascentares deste modo far-me-ás deitar ao meio-dia, quando,
dormindo logo na paz, repousarei na luz sem sombras. O meio-dia não tem sobra,
o sol cai a pino; nesta luz, fazes deitar aqueles que alimentaste, ao
pores teus filhos contigo no quarto. Ninguém será considerado digno deste repouso
meridiano, se não for filho da luz e filho do dia. Quem se separa igualmente
das trevas vespertinas e matutinas, quer dizer, de onde começa e de onde
termina o mal, está no meio-dia e, para nele deitar-se, ali o colocará o sol da
justiça.
Mostra-me, pois, como repousar e ser apascentada e qual é o caminho
para a quietude meridiana. Não aconteça que, escapando-me da guia de tua mão,
pela ignorância da verdade, venha a reunir-me com rebanhos estranhos aos teus.
Falou assim, solícita pela beleza que lhe
veio de Deus e desejosa de entender de que modo e para sempre a felicidade
existe.