quinta-feira, 14 de março de 2013

PAPA FRANCISCO: Papa da Misericórdia


Escolhido pela Misericórdia



"Alegrai-vos sempre no Senhor"


"Orai e vigiai para não caires em tentação"


"Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso"

Com o nome de Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa da Igreja Católica. O anúncio de 'habemus papam' foi feito às 16h14 (horário de Brasília) desta quarta-feira (13/03).
 
O jesuíta Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936.
Em 1958, aos 22 anos, após o curso no seminário no bairro Villa Devoto, entrou para a Sociedade de Jesus. Foi ordenado padre pelos jesuítas em 1959, aos 23 anos, enquanto fazia teologia efilosofia na Faculdade de San Miguel.
Dez anos depois, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro. De 1973 a 1979, Bergoglio foi provinciano pela Argentina e a partir de 1980, reitor da faculdade de San Miguel, cargo que ocupou durante seis anos de sua vida.
O argentino, em 1992, foi ordenado bispo pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás. Elevado a arcebispo em 1997, passando a comandar a arquidiocese de Buenos Aires.
O novo papa foi criado cardeal no consistório em 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Jorge Mario Bergoglio também foi membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, das Sociedades da Vida Apostólica, do Conselho Pontifício para a Família e da Comissão Pontifícia para a América Latina, e da Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada. 

Francisco já teve indicação para o cargo desde o conclave que elegeu Bento 16 para a sucessão do polonês João Paulo 2º, em 2005. Já em 2010 o então arcebispo de Buenos Aires, defendeu que a adoção de uma criança deveria ser feita por um casal com uma mãe e um pai e não por casais de mesmo sexo.