segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DIA DE SÃO FRANCISCO DE SALES

Patrono dos Pastoristas


CONTEXTO HISTÓRICO

Nosso contexto histórico de hoje vai de 1567 a 1622. antiga região do norte de Itália passada à França um dos baluartes católicos da Contra-Reforma. A região engloba terras da atual Itália e França: região de Sabóia, Genebra e Lion. 

A Casa de Sabóia, ou Casa de Savóia, foi uma dinastia de nobres em uma pequena região entre Piemonte, Itália e a França. Os Sabóia começaram no século XI, como proprietários de um condado. Em 1416 tornaram-se os duques de Sabóia. Em 1720, Vitor Amadeu II, que era o duque de Sabóia, se tornou rei da Sardenha. Seu descendente, Vitor Emanual II, se tornou o primeiro rei da Itália unificada, em 1861. 
Os Duques de Sabóia foram os proprietários do Santo Sudário entre 1453 e 1983. 
Nesse contexto de poder e de disputas com os calvinistas nasceu nosso santo de hoje, São Francisco de Sales.


O SANTO

Francisco foi o primeiro dos treze filhos dos barões de Boisy. Ele nasceu em 21 de agosto de 1567, no castelo de Sales, na Sabóia. Sua família era devota de São Francisco de Assis e, por essa razão, o primeiro filho recebeu o nome de Francisco. 
Sua mãe sempre se preocupou com a educação dos filhos, dando um preceptor para cada um deles. O de Francisco foi o padre Deage, que o acompanhou até sua morte. Esteve com ele em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos Jesuítas de Clermont. A Universidade de Paris, na época, contava com 54 faculdades e era um dos grandes centros de estudos. Foi onde ele recebeu formação literária e religiosa aprimorada, tendo se tornado devoto de Nossa Senhora. 

Francisco estudou retórica, filosofia e teologia, base que fez dele o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição da família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria. Completados seus estudos em Paris, ele seguiu para Pádua, onde se formou em direito, na Universidade de Pádua, Itália, em 1591. 

Com 24 anos de idade, sua família já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ele recusou tudo isso. Seu pai soube, então, do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes. Dois anos depois o jesuita Francisco recebeu a ordenação sacerdotal, em 18 de dezembro de 1593.

 Atuou inicialmente como missionário em Chablais, em sua região natal, de 1593 a 1597. Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra. Três anos depois, em 1602, foi sagrado bispo de Genebra. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos. Em 1612 fundou, com Santa Joana de Chantal, a Ordem da Visitação, que tinha por finalidade cuidar de doentes e do ensino. Pregando uma moral de sereno equilíbrio e de tolerância, adquiriu prestígio nos meios intelectuais de Paris. 

Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Até a família real da Sabóia não resistia ao Bispo de Genebra, que era sempre convidado para pregar também na Corte. 


Publicou o livro que se tornou célebre: "Introdução à vida devota". Francisco de Sales também escreveu para suas Filhas da Visitação, o célebre "Tratado do Amor de Deus", onde desenvolveu o lema: "a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida". Os contemporâneos de Francisco não tinham dúvidas sobre sua santidade, dentre eles Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo, dos quais foi diretor espiritual.

 Francisco morreu em Lyon, França, com 55 anos de idade, no dia 28 de dezembro de 1622. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci.




ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA

“Se erro, prefiro que seja por excesso de bondade do que por demasiado rigor.” Nessa afirmação está o segredo da simpatia que são Francisco desfrutava entre os seus contemporâneos.

Ele aprendeu com Jesus, quando ele disse em Mateus 11, 28-29: "Vinde a mim vós todos, que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas." 

Assim São Vicente de Paulo se referiu a São Francisco de Sales : "Este servo de Deus conformou-se tão bem com o modelo divino, que muitas vezes me pergunto com admiração como uma criatura, dada a fragilidade da natureza humana, pôde alcançar tão elevado grau de perfeição ... Sou levado a ver nele o homem que, dentre todos, mais fielmente reproduziu o amor do Filho de Deus sobre a terra". 

Aprendamos com São Francisco de Sales as virtudes da paciência e da tolerância. Meditemos sobre as palavras de Jesus, que nos convida a viver mansos e humildes como ele.



ORAÇÃO

Prudentíssimo São Francisco de Sales, que de todas as criaturas fazíeis um degrau para subir a Deus, utilizando delas unicamente o resplendor da bondade divina, considerando sempre a causa primeira e jamais as causas segundas; ó Vós que conservastes imperturbáveis a divina presença, a qual em vós despertava um amor continuo ao Sumo Bem; alcançai-nos do Coração de Jesus a mesma luz que vos iluminava, afim de que tendo sempre a Deus presente, como vós O tínheis, O amemos como O amáveis e alcançai-nos também a graça que desejamos. Amém.


LADAINHA



Senhor tende piedade de nós.
Cristo tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.

São Francisco, amado por Deus                                                         Rogai por nós!
São Francisco, amante de Deus
São Francisco, imitador de Jesus Cristo
São Francisco, amante da Cruz
São Francisco, companheiro dos Santos
São Francisco, imitador dos Apóstolos
São Francisco, glória dos confessores
São Francisco, luz da Igreja
São Francisco, fundador da Ordem da Visitação
São Francisco, bom Pastor
São Francisco, mestre da fé
São Francisco, patrono da devoção
São Francisco, insigne pregador
São Francisco, grade missionário
São Francisco, gentil confessor
São Francisco, diretor espiritual
São Francisco, patrono dos surdos
São Francisco, sal da Terra
São Francisco, modelo de humildade
São Francisco, modelo de gentileza
São Francisco, forte reformador
São Francisco, companheiro e Guia
São Francisco, amante da beleza
São Francisco, admirável bispo
São Francisco conquistador das paixões,
São Francisco unido à Divina Vontade,
São Francisco, filho fiel da Virgem Maria
São Francisco, modelo perfeito de religioso
São Francisco, apoio misericordioso para os penitentes,
São Francisco, refúgio dos pecadores,
São Francisco, providência do pobre,
São Francisco, consolador dos afligidos,
São Francisco, exemplo de perfeição,
São Francisco, arca da santidade,
São Francisco, imitador da pureza dos Anjos,
São Francisco, querubim da sabedoria,
São Francisco, Serafim do amor,
São Francisco, nosso guia pelos caminhos de Deus,

V. Rogai por nós, São Francisco de Sales,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos

Amoroso Deus, Tu deste a São Francisco de Sales um espírito de compaixão, permitindo-lhe que se fizesse amigo de todos através do caminho da salvação. Por sua intercessão e exemplo, ajuda-nos a imitar sua humildade sua mansa gentileza e seu apaixonado amor no serviço de nossos irmãos.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho na Unidade do Espírito Santo. Amém.