quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DECÁLOGO DA SANTIDADE

São Francisco de Sales


O “Decálogo para alcançar a santidade” foi composto na Bélgica pelos Missionários de São Francisco de Sales, que se aplica não só para os consagrados, mas para todos os homens e mulheres que desejam amar e servir a Deus no próximo.


1.ANTES DE TUDO, BUSCAR AGRADAR A DEUS: “Este é o centro da minha alma e o polo inamovível, em torno ao qual geram todos os meus desejos e todos os meus movimentos”.

2.TUDO POR AMOR, NADA A FORÇA: “Esta é a regra geral de nossa obediência: é necessário fazer tudo por amor, e nada a força. É necessário amar a obediência que temer a desobediência... os deixo o espirito de liberdade, o que exclui a imposição, o escrúpulo e a agitação”.

3.NADA PEDIR, NADA RECUSAR: “Permanecer nos braços da Providencia, sem determos em nenhum outro desejo senão o querer o que Deus quer de nós”.

4. PARTIR DO INTERIOR PARA O EXTERIOR: “Nunca aprovei o método dos que para formar o homem, começam pelo seu exterior: o porte, as roupas, os cabelos. Parece-me melhor começar pelo interior... pois sendo o coração o manancial das ações, estas serão como seja o coração... aquele que leva Jesus em seu coração, manifestará em todas as suas ações exteriores”.

5. ANDAR TRANQUILARMENTE, COM UMA DOCE DILIGÊNCIA: “A pressa, a agitação não servem para nada; o desejo de uma vida espiritual é bom, mas deve ser sem agitação”. “A cura que se faz tranquilamente sempre é mais segura”, “Devemos ser o que somos e sê-lo bem, para honrar o artífice de quem somos obra”.

6. PENSAR SÓ NELE “HOJE DE DEUS”: “Pensemos em fazer bem nossas ações hoje, e quando chegar o dia de amanhã, também ele se chamará hoje, e então pensaremos nele”.

7. COMEÇAR DE NOVO CADA DIA: “Cada dia devemos começar nosso progresso espiritual, e pensando bem nele, não nos estranharemos de encontrar em misérias. Não há nada que já esteja totalmente concluído; é necessário voltar a começar com bom ânimo”.

8. APROVEITAR TODAS AS OCASIÕES: “Suportai com doçura as pequenas injustiças, as pequenas incomodidades, as perdas de pouca importância que ocorrem cada dia. Estas pequenas ocasiões vividas com amor conquistarão o Coração de Deus e o fará todo vosso”.

9. ESTAR ALEGRES: “Ir adiante com alegria e com o coração mais aberto que se possa; e se não podemos ir sempre com alegria, vamos sempre com confiança”.

10. VIVER EM ESPIRITO DE LIBERDADE: “Eu não sinto nenhum escrúpulo por deixar meu regulamento de vida quando o requer o serviço das minhas ovelhas... Deus me concede a graça de amar a santa liberdade de espirito assim como odiar a dissipação e a libertinagem”.